Conheça a ferramenta que permite aos profissionais agrícolas assumirem uma posição muito mais ativa e consciente na agricultura
Cloud Computing ou computação em nuvem, é a forma mais moderna de disponibilizar diversos serviços por meio da internet, como armazenamento de dados e configuração de servidores, sendo possível salvar arquivos em um banco de dados remoto e acessá-los sob demanda em qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo autorizado.
De acordo a computação em nuvem movimentou US$ 371,4 bilhões durante o ano de 2020. O setor deve crescer, em média, 17,5% ao ano até 2025, quando alcançará a marca de US$ 832,1 bilhões.
Objetivos:
- Tornar a agricultura mais ‘’inteligente’’ através de projetos que envolvem o monitoramento e controle dos ambientes de produção agrícola e de animais, melhorando a produtividade e ajudando em aumentar o rendimento das diversas culturas.
- Gerar competitividade, como por exemplo na exportação de produtos agrícolas. . A alta tecnologia tem proporcionando maior transparência aos exportadores sobre o cultivo e informações quanto ao rastreamento.
A nuvem inteligente fornece recursos mais atualizados, e assim o produtor pode planejar a produção e prever se será suficiente para o mercado de acordo com a necessidade, verificando informações em tempo real e comparando com dados históricos. Desta forma, as decisões estratégicas são mais rápidas para o mercado como um todo, como o de importação por exemplo.
As instituições de pesquisa tem se beneficiado com esse instrumento. Se tornou interessante e mais facil processar, distribuir dados verificar a ocorrência e planejar o combate de pragas, programar a produção anual e, desta forma, evitar a falta de produtos ao mercado, sendo possivel integrar a agricultura, o consumidor, empresas e indústrias em uma só ferramenta.
Uma grande precoupação do produtor é em relação a segurança. A nuvem é mais segura do que abordagens tradicionais, sendo o suporte também mais elevado.Entretanto é necessario cuidado com os softwares utilizados para interagir com a nuvem que podem expor as questoes de segurança das informações.
Como utilizar o claud computing?
- Cruzar dados obtidos por imagens de satélite e pelas estações meteorológicas com ferramentas como sensores instalados na área plantada, permitindo uma compreensão muito mais ampla do ambiente de produção agrícola.
- Rastrear e monitorar o desempenho de seus veículos com o objetivo de solucionar problemas de forma mais rápida e aprimorada.
- Agricultores participantes podem comparar seus respectivos rendimentos e, assim, ter uma visão mais ampla dos preços praticados no mercado para sementes e insumos,
- Ferramentas como Google Maps podem ser integradas com sistemas próprios nas fazendas para permitir a visualização de cada ponto da área plantada. Dessa forma, os agricultores podem visualizar o campo com um olhar mais analítico que permite saber, entre outros aspectos, quais são as áreas exatas que precisam de mais fertilizantes ou irrigação mais concentrada.
- A digitalização levará ecoeficiência ao campo, permitirá a rastreabilidade da produção e dará poder ao consumidor para penalizar quem não adotar práticas sustentáveis.
- Ele pode otimizar e sincronizar o trabalho de colheitadeiras e caminhões de transbordo ou até o sistema de produção agrícola como um todo a distância.