Artigos

Como o agro contribuirá para a produção de energias no futuro

Setor agropecuário terá importância cada vez maior na transição para matrizes energéticas mais limpas

De acordo com a Rota Estratégica Nova Economia 2030 organizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o setor agropecuário será essencial para o desenvolvimento de matrizes energéticas mais limpas e necessárias. 

O planejamento visa a identificação de novos produtos de maneira facilitada, além de prover processos e serviços para enfrentar obstáculos e aproveitar oportunidades. São oito dimensões temáticas exploradas com ações de curto, médio e longo prazo, como: Agro 4.0, ASG (Ambiental, Social e Governança), Bioeconomia e Biotecnologia, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Economia Circular, Ecossistema e Tecnologias Digitais, Energias Renováveis e Indústria 4.0.

As energias renováveis são fontes naturais de energia que se regeneram, substituindo o uso de combustíveis fósseis. São opções inesgotáveis, com impacto ambiental reduzido pois não geram resíduos, como o dióxido de carbono. O agro tem forte participação nas ações recomendadas, como a produção de biocombustíveis (etanol e biodiesel) e as ações voltadas para o uso desses combustíveis visam cumprir as metas de descarbonização.

biofuel oil research in laboratory, biofuel energy power concept

Além disso, há o crescimento de biorrefinarias que juntos aos biocombustíveis e bioprodutos (como fertilizantes) será recomendado à renovação da frota de veículos híbridos ou de emissão zero. O veículo 100% elétrico é visto muitas vezes como mais sustentável, mas é preciso contabilizar a produção de suas baterias e fontes de energia para abastecimento, enquanto o veículo híbrido apresenta motores elétricos e a combustão, que são menos impactantes.

A pesquisa mundial é voltada para o hidrogênio como combustível, já que é fonte com zero emissões de CO2. O hidrogênio verde é o mais promissor, uma vez que se apresenta como mais sustentável e é resultado da reforma do etanol (rota verde-musgo) através do gás de biomassa ou pela eletrólise da água com uso de energia solar ou eólica. 

Podemos mencionar também o biogás, que é de origem fóssil (ou seja, tem origem renovável) e auxilia a geração do hidrogênio por eletrólise da água e adquirir amônia, produzindo fertilizantes. O aumento do biodiesel e bioquerosene de aviação é esperado, visando que as refinarias usem matérias primas renováveis como a cana-de-açúcar e biomassa.

Sendo assim, a grupo pode ser grande contribuidor do mercado de carbono, que pode gerar uma crescimento na renda do produtor e grande potencial de descarbonização da agricultura caso seja desenvolvido um modelo para o setor energético.

Agro continuará com papel importante na produção das energias do futuro. Disponível em: <https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/83972464/agro-continuara-com-papel-importante-na-producao-das-energias-do-futuro?link=agencia>. Acesso em: 20 out. 2023.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos recentes: