O QGIS (Quantum Geographical Information System) é um software gratuito e de código aberto que pode ser usado para criar mapas e realizar análises geoespaciais.
Você quer gerar mapas de NDVI ou outros índices de vegetação? O QGIS pode ajudá-lo.
Desenvolvido pelo programador Gary Sherman em 2002, o software utiliza dados do Sistema de Informações Geográficas (SIG), a versão 1.0 foi lançada em janeiro de 2009 e hoje conta com a colaboração de desenvolvedores em todo o mundo.
Origem do nome QGIS
‘’Q’’ vem da biblioteca Qt (Quantum). A biblioteca Qt é um framework, isto é, une códigos comuns em vários projetos de software para a produção de interfaces gráficas e através dela pode-se desenvolver aplicativos e bibliotecas sem que o código da fonte sofra alterações.
‘’GIS’’ de Geographic Information System
Uma característica importante do software é ser open source, e o que isso significa? Significa que toda a comunidade de usuários pode sugerir mudanças no seu código para torna-lo melhor e mais eficiente. Para gerenciar as alterações sugeridas o QGIS mantém um Comite Gestor de Projetos (Project Steering Committee – tradução livre).
Desse modo, várias versões e atualizações do software são disponibilizadas ao usuário. Porém, apesar do benefício das constantes atualizações essa agilidade aumenta a susceptibilidade do software a ocorrência de bugs nas versões recém liberadas.
Para reduzir o risco aos usuários, é mantido uma versão estável de longo prazo, desse modo o usuário pode escolher qual versão utilizar.
Dentre as funcionalidades do software, podemos destacar a gama de formato dos arquivos, que podem vir em KML, KMZ, Shapefile, GPX, planilhas e diversos outros e convertê-los em formatos mais simples e intuitivos.
Além disso, é importante ressaltar o uso de plugins no QGIS. Os plugins são disponibilizados no repositório oficial do software, acessados e instalados diretamente do QGIS.
Os plugins são como extensões do QGIS que são codificados e compilados independentemente do software principal. Qualquer programador pode criar um plugin para ser utilizado pelos usuários.
Alguns plugins de destaque:
- Quick Map Services: plugin com mais downloads, ultrapassando a marca de 3 milhões de downloads e que foi criado em 2015. Ele facilita o acesso a uma ampla gama de Web Mapping Services (WMS), muito bom para adicionar plano de fundo e contexto para seus dados.
- Smart-Map: disponibilizado no ano passado por pesquisadores brasileiros da UFV e possui até o momento mais de 15 mil downloads. Auxilia na interpolação usando o método de krigagem e aprendizado de máquina e na geração de zonas de manejo.
O software pode ser baixado gratuitamente pelo site oficial do QGIS e funciona em diferentes sistemas operacionais, como Linux, Mac, Windows, Android, OSX e Unix, provendo inúmeros formatos de bases de dados e suas funcionalidades.
Além disso, existe uma comunidade de usuários concentrados no QGIS Brasil que tem como função o suporte técnico.
A adoção do QGIS é amplamente adotada em instituições públicas e privadas ao redor do mundo, como o US National Security Agency, National Geospatial-Intelligence Agency, entre outros.
Para quem se interessar, segue o link de um curso básico gratuito de QGIS no youtube.
Referências:
https://www.birdseyeviewgis.com/blog/2017/5/1/at-least-10-reasons-you-should-be-using-qgis