Como diminuir o consumo de água na agricultura sem diminuir a sua produtividade?
O dia 22 de março é marcado pelo Dia Mundial da Água, data criada em 1992 pela ONU com o propósito de colocar em discussão assuntos relacionados a este recurso, principalmente no no bom uso.
O uso da água na agricultura é essencial para a cultura dos alimentos e a manutenção das lavouras. No total, 70% de toda a água consumida no planeta vai para a agricultura. No Brasil, esse valor sobe para 72%, sendo ao mesmo tempo a atividade que mais a desperdiça.
Atualmente o Brasil tem 8,2 milhões de hectares irrigados com potencial para 55 milhões, apenas sobre áreas que já estão em uso. sendo: 26,69 Mha sobre áreas agrícolas de sequeiro, 26,73 Mha sobre áreas de pastagens e 2,43 Mha sobre áreas agropecuárias sem disponibilidade hídrica superficial, mas com disponibilidade subterrânea.
Métodos de irrigação e suas respectivas áreas irrigadas em 2006 e 2017.
Fonte: IBGE
Até 2040, estima-se a incorporação de 4,2 milhões de hectares irrigados (+76%), com um impacto menor sobre a expansão do uso da água (+66%) devido à maior expansão de métodos mais eficientes.
Para o manejo sustentável da água, a irrigação de precisão vem como forte aliada para gerenciar a variabilidade de agua no campo devido a a busca pelo aumento da produção e eficiência agrícola, com a finalidade de suprir as necessidades de áreas na qual a há uma baixa, má distribuição ou irregularidades de chuvas e viabilizar grandes reservas manejáveis de água para mitigar os efeitos das enchentes.
Principais tipos de irrigação:
- Irrigação localizada : utilizada nas áreas mais secas, prevê o uso da água nas raízes para atingir maior profundidade feita por gotejamento ou microaspersão;
- Irrigação por aspersão: funciona como um simulador de chuvas, podendo ser feita de forma convencional ou mecanizada.
- Pivot central: a irrigação é feita por uma torre que gira de forma circular
- Fertirrigação: aplica-se fertilizantes na água
- Micro aspersão: utiliza emissores que lançam gotículas de água e propiciam uma precipitação mais suave e uniforme
- Irrigação de Superfície: A água é conduzida para infiltração pela superfície do solo através de sulcos ou inundações.
Como utilizar melhor a água?
- Através da construção de reservatórios para armazenar a água (açudes e poços)
- Uso de cobertura morta para evitar a evaporação
- Reflorestamento e preservação de matas ciliares
- Uso de barraginhas são pequenas bacias escavadas no solo com diâmetro de até 20 metros, tendo de 8 a 10 metros de raio e rampas suaves e são construídas dispersas nas propriedades para captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica.
- Monitoramento de irrigação
Tecnologias que auxiliam no melhor uso da água na irrigação:
- Sensoriamento remoto;
- Sistema de Posicionamento Global (GPS);
- Rede de Sensores Sem Fio (WSN);
- Modelos de simulação de crescimento de plantas;
- Estações meteorológicas automáticas;
- Câmeras multiespectrais;
- VANTs;
- Softwares.